Sabesp conta vencida – Quanto tempo para cortar a água? Entenda como funciona

A conta de água por atraso é permitido sim, e para quem mora em São Paulo e está em dívida com a Sabesp não é diferente. De acordo com o código de defesa do consumidor os serviços básicos não poderia ser interrompido, no entanto, em caso de inadimplência as distribuidoras estipulam prazos diferentes da rede tradicional de serviços para garantir o pagamento.  Quando estes prazos não são cumpridos pode haver cortes.

No caso da fatura da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é só a partir do 45° dia após o vencimento, sendo que a partir do 35° dia a agência já pode imprimir a cobrança e aviso com validade de 2 a 3 dias para que o pagamento seja efetuado, caso contrário acontecerá o corte.

Por tanto, de acordo com a lei a partir do 45° dia de atraso já é possível que você esteja vulnerável a sofrer a parada no fornecimento de água. Na prática, isso costuma acontecer somente a partir do 2° ou 3° mês de atraso.

Caso a interrupção do serviço chegue a acontecer para que ele seja restabelecido é preciso, além de pagar os débitos, ainda uma taxa de R$ 25,00 para a empresa .A solicitação do boleto atualizado nestes casos é preciso ser feito exclusivamente por meio do atendimento telefônico.

Sabesp conta vencida

Como solicitar a segunda via atualizada

Para evitar que o fornecimento de água da sua residência seja interrompido é preciso pagar o mais rápido possível a fatura atrasada. Para isso você pode acessar o site oficial da Sabesp e solicitar a 2ª via já devidamente atualizada com todos os juros.

A operação de solicitação não demora mais do que cinco minutos, mas lembre-se que você precisa imprimir o boleto no mesmo dia que for realizar o pagamento da fatura. Para realizar o procedimento você precisará ter em mãos o número do RGI que representa a sua unidade consumidora, o número pode ser consultado em uma conta antiga de água da Sabesp ( fica localizado no canto superior esquerdo).

Como evitar o corte de água – Faça uma negociação

Se você acha que não vai conseguir pagar a conta a tempo do corte a melhor opção é uma renegociação da sua dívida, coisa que pode ser feito para proteger a sua conta de água . Para inciar o processo basta ligar para o número de atendimento da Sabesp, e lembre-se que os números mudam caso você esteja na região metropolitana.

O parcelamento é a melhor forma de fugir do corte de água por conta  de atraso no pagamento. Por isso, se você está com débitos na Sabesp a melhor forma é usar o atendimento telefônico ou então a agência virtual online para criar métodos de parcelamento com valores que cabem no seu bolso. Assim, fica mais fácil pagar parcelas mensais sem correr o risco de ter corte no fornecimento. Assim você pode ficar mais tranquilo em relação as suas finanças pessoais.

Para atualizar o boleto basta utilizar a agência virtual do site oficial da Sabesp. Você também pode entrar em contato com a opção “fale conosco”.

Lembre-se que quando for atualizar o boleto você deve realizar o pagamento no mesmo dia em que solicitou, afinal, como os juros são diários o boleto que emitiu no dia anterior já está obsoleto.

Sempre que pagar uma conta com bastante dias de atraso é bom comunicar a Sabesp para evitar transtornos.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

Leave a Reply